A batida do coração acelera e os seus músculos e pulmões se contraem. Estas são as primeiras sensações logo quando você pula na água para nadar! Felizmente, esse sentimento não dura muito tempo. Poucos segundos depois, o seu corpo supera o estado de choque, se adapta a mudança de temperatura e, logo em seguida, o exercício da natação é quase tão confortável quanto caminhar.

Se você é um amante do esporte, sabe os inúmeros benefícios da atividade para sua saúde. Isso porque a natação trabalha praticamente todos os músculos do corpo, aliviando as tensões diárias e auxiliando no fortalecimento. Mas pesquisas comprovam que nadar vai muito mais além do que isso!

Um estudo da Universidade da Carolina do Sul revelou que homens e mulheres, de idades variadas, praticantes de natação, contavam com taxas de mortalidade 50% inferiores àqueles que tinham uma vida sedentária. A explicação para isso se deve a diversos fatores que, combinados, tornam o esporte uma das atividades físicas mais completas, independentemente da idade do praticante.

Vantagens

O esporte é uma ótima maneira de aumentar a força e o tônus muscular. Isso acontece pelo fato de a água contar uma densidade maior que o ar (cerca de 12%) e essa resistência ajuda na definição dos músculos.

Além disso, também é possível cuidar do coração dando algumas braçadas. A prática fortalece o coração, ajudando no bombeamento do sangue para todo o corpo e é um dos exercícios funcionais mais eficazes na prevenção de inflamações no organismo, reduzindo também as chances de complicações cardíacas.

Controlar a diabetes e colesterol também é mais fácil se você praticar exercícios aquáticos.  Esse tipo de atividade contribui no equilíbrio dos níveis de colesterol HDL e LDL e cada 500 calorias queimadas reduz, em média, até 6% o risco de diabetes.

Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de nado por dia. Isso ajuda a manter a pressão sobre controle e, no caso das mulheres, reduz a possibilidade de doenças coronárias em até 40%.