Técnicos e atletas estão sempre falando sobre recuperação e o impacto que ela tem sobre o desempenho. E, é claro, ninguém gosta de ficar dolorido ou exausto o tempo todo, então, sim, todo mundo sabe que a recuperação é importante. Mas o que queremos mostrar é que o descanso é muito mais do que dar um tempinho. A recuperação do atleta é tão importante quanto treinar forte — e nós te mostramos o porquê.

O treino é fundamental, não pense que não. Para evoluir, um atleta precisa testar seus limites regularmente. Quanto mais você se esforça, mais importante se torna o descanso. À medida que você exige mais do seu corpo, vai precisar se recuperar. Caso contrário, seu trabalho duro não vai te trazer os resultados que você espera.

Quando você dá tempo para seu corpo se recuperar, permite que haja muitos benefícios. Veja alguns deles:

Sono melhor

Uma parte significativa da recuperação acontece durante o sono. Dormir dá a oportunidade de reconstrução dos músculos e de reabastecimento dos nutrientes. Quando negligenciamos nosso sono, automaticamente diminuímos a capacidade de recuperação do corpo! O sono é fundamental para a nossa recuperação. Boa recuperação = bom sono e vice-versa.

Menos dores

Dor muscular é horrível! Depois de um treino pesado, até as tarefas mais simples parecem impossíveis. Sabemos que a recuperação não evita a dor muscular, mas, quando deixamos o corpo descansar, damos aos nossos músculos a oportunidade de se reconstruírem mais fortes do que antes e de evitar a dor prolongada — o que já é um enorme benefício!

Menos lesões

Se não damos tempo para nosso corpo se recuperar e vamos treinar com as dores musculares que já duram algum tempo, forçamos nossos músculos a travarem uma verdadeira batalha contra o ácido lático e o desconforto. Assim, podemos ficar fatigados, perder eficiência no nado e treinar “de qualquer jeito”. E é aí que se torna mais fácil de se lesionar. A recuperação mantém nossos músculos prontos para entrar em ação e nosso corpo saudável e sem lesões.

Treinos melhores

Se a recuperação nos ajuda a dormir melhor, ter menos dores musculares e menos lesões, ela também nos ajuda a treinar melhor. Como nossos músculos estão prontos para o trabalho, conseguimos nos aplicar mais nos treinamentos e a evoluir mais rapidamente. 

Treinar duro é uma coisa. Todos nós podemos nos esforçar para dar o nosso melhor, independentemente do resultado ou do que sentimos. Mas apenas treinar duro não é necessariamente o segredo para o sucesso. O treinamento no seu máximo é o que nos faz obter nossos maiores ganhos, mas, para isso, precisamos investir no processo de recuperação.

Melhores performances

Treinamos pesado com um objetivo: ter performances melhores! Quanto melhor for sua recuperação, mais consistentes se tornam seus treinos e maiores as chances de você melhorar seu desempenho nas competições. Uma boa recuperação tem vários benefícios, sendo que a maioria deles leva melhores performances!

A recuperação é necessária para um atleta e crucial para alcançar nossos objetivos. Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu corpo a se recuperar: ter dias de descanso no treino (para o caso de você treinar todos os dias), alimentar-se adequadamente, dormir bem e beber bastante água.

Em resumo, a recuperação do atleta é uma contrapartida necessária ao treinamento intenso e, consequentemente, facilita o desempenho máximo. E, claro, você vai se sentir melhor no seu dia a dia se tiver a quantidade de descanso adequada. Faça um favor a si mesmo e faça da recuperação uma prioridade no seu plano de treinamento!

Texto traduzido e adaptado do site MySwimPro.