Você já deve ter lido bastante, inclusive aqui no Raia Oito, sobre como os trajes tecnológicos ajudam no desempenho da nadador. Eles diminuem o atrito, comprimem o corpo e alguns deles até ajudam na flutuabilidade. Mas, se eles são tão complicados assim, como colocar seu traje tecnológico?

Pensando em te ajudar, preparamos um post com 10 dicas sobre como colocar seu traje sem sofrer e, também bem importante, sem rasgá-lo! Mas, antes, também respondemos a um questionamento comum entre os nadadores de primeira viagem:

Quando devo comprar um traje tecnológico?

Os trajes tecnológicos são caros — podem custar de R$700 a mais de R$2 mil! Por isso, recomendamos a compra caso você se dedique a alguma grande competição para você. Eles não são garantia de melhora, mas podem te dar uma ajuda extra na sua prova!

Existem muitas marcas e tipos de trajes. Cada um se identifica com um deles de acordo com o tipo de corpo e das preferências pessoais. Por exemplo, alguns nadadores gostam do traje bem apertado. Já outros, preferem aqueles que permitam um pouco mais de flexibilidade nos movimentos.

Recomendamos que, antes de comprar, você experimente. Além disso, você pode conversar com amigos que já tenham trajes de diferentes marcas e perguntar o que eles acham dos maiôs!

Agora que você já sabe quando comprar, vamos às dicas para vesti-los!

Passo a passo para vestir seu traje tecnológico

1. Esteja 100% seco

Tire 30 minutos para se secar com calma no vestiário e colocar seu traje seco. E lembre-se, não use outro maiô ou sunga embaixo do traje! Isso não é permitido pelas regras da Fina!

2. Vire a barra de borracha

Na barra das pernas dos trajes, normalmente há uma espécie de faixa de borracha para prender bem à perna. Na hora de colocar, vire a borracha da barra para fora. Isso vai ajudar o traje a deslizar pela pele.

3. Coloque um pé de cada vez (e tenha paciência)

No vestiário, sente-se, e coloque um pé de cada vez. Colocar seu traje pode levar até 30 minutos, então não tenha pressa. Relaxe e vá colocando com calma.

4. Puxe o traje até a altura dos joelhos

Enquanto ainda estiver sentado, puxe o traje até a altura dos joelhos. Faça isso com calma e esteja com as unhas curtas para evitar que seu traje rasgue. Eu mesma já rasguei um enquanto colocava e foi uma tristeza bem grande!

5. Alinhe os lados

Garanta que puxou as duas pernas na mesma altura e que todas as partes do traje estão alinhadas no seu corpo. Por exemplo, a costura interna não deve estar torcida em volta da sua perna.

6. Vá puxando um centímetro por vez

Quanto mais alto você puxar seu traje enquanto estiver sentado, melhor. Depois, levante-se e comece pela parte inferior das pernas. Puxe cada centímetro para cima de cada vez. Devagar se vai ao longe!

7. Alterne as pernas

Quando o traje  passar dos joelhos, você notará que fica mais difícil puxá-lo para cima. Continue, uma perna de cada vez!

8. Puxe o traje acima dos quadris

Depois que você passar essa parte, vai ver que seu trabalho praticamente vai ter acabado. Puxar o traje para os quadris é o momento mais difícil, especialmente para quem tem os quadris mais largos.

Certifique-se de que todo o traje esteja acima do joelho antes de colocá-lo nos quadris. Esta é a fase em que você pode estar exausto, mas aguarde! Ele foi projetado para ser apertado mesmo!

Para os trajes masculinos de piscina, as bermudas, o trabalho acaba aqui. Para os trajes inteiros de águas abertas e para os femininos, ainda falta uma pequena parte do trabalho. Mas garantimos que o mais difícil já foi!

9. Puxe o traje sobre o tronco para pode passar as alças

Antes de puxar as alças, levante o traje inteiro o mais alto que puder, tanto na frente quanto atrás. Sinta se o traje está encostado nos seus países baixos. Se precisar, agache para sentir se o traje ainda não está encostando no seu corpo nessas áreas.

10. Suba as alças

Depois de girar as tiras de borracha na barra das pernas, você não poderá trocar de roupa. Agora você está pronto para nadar!

Algumas dicas bônus:

  • Não estique muito o traje na hora de tirar para evitar estragá-lo;
  • Tenha calma para tirá-lo. Como ele vai estar molhado, pode ser um pouco difícil também, mas tenha paciência;
  • Vá ao banheiro antes de vestir seu traje!

E você, tem algum segredo para vestir seu traje? Conte pra gente nos comentários!

Texto traduzido e adaptado do site MySwimPro.