Nesta semana, a nadadora Etiene Medeiros anunciou em suas redes sociais o início da segunda edição da sua campanha “Touca Rosa”. A iniciativa, que é uma das maiores no cenário esportivo brasileiro, foi criada com o objetivo de conscientizar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que hoje é uma das principais causas de morte entre as mulheres brasileiras. 

“A ideia surgiu no ano passado, abordando uma questão especial para as mulheres. Existe gente próxima a mim que passa por essa situação. Em 2018, fiquei muito grata e feliz pelo fato de as pessoas terem abraçado a causa comigo em prol da ajuda ao próximo, da saúde, da conscientização de que é preciso fazer o exame, de estar em alerta. Nosso objetivo não foi só conscientizar sobre o câncer de mama, mas sobre o câncer em si”, contou Etiene Medeiros.

Foto: Igor Bione

Neste ano, a ação foi ampliada e conta com o apoio do atleta João Gomes Jr. O atleta será o representante da “Touca Azul”, em alusão ao Novembro Azul, mês da luta contra o câncer de próstata, segundo tipo com maior incidência nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Foto: Reprodução/Site (nadoportudo.com)

“Fazer esta campanha para mim é poder ajudar as pessoas que mais precisam. Eu tive um caso na minha família. Minha mãe teve câncer de mama e sempre quis ajudar de alguma forma. Espero que, com meu alcance nas mídias, eu possa ajudar quem precisa. É algo motivador e também gratificante. Espero que alcancemos muitas pessoas para poder ajudar a entidade escolhida”, disse João Gomes Jr.

Nos meses de outubro e novembro, as pessoas podem adquirir ambas as toucas na loja virtual, no valor de R$25. Todo o lucro das vendas será destinado ao Instituto Lado a Lado Pela Vida.  O site contará também com conteúdos informativos sobre os dois tipos de câncer.

Em 2018, 1.250 unidades da touca foram vendidas e mais de R$ 13 mil foram doados para o Hospital de Câncer de Pernambuco, instituição escolhida na primeira edição.