Já imaginou nadar um revezamento com os amigos e ainda ajudar o meio ambiente? Pois você pode fazer isso no Ecoswim! Nesse festival beneficente, realizado em São Paulo, equipes se inscrevem para nadar um revezamento de 55 minutos e toda a renda é revertida para ajudar o meio ambiente.

O valor arrecadado com o evento é destinado ao projeto de reflorestamento “Nascentes Verdes, Rios Vivos” da ONG IPÊ. Ele tem como foco o reflorestamento da mata ciliar de uma das reservas do sistema Cantareira, em São Paulo. O dinheiro é destinado à manutenção de viveiros de mudas das espécies típicas da região. Além disso, cada participante ganha uma muda para plantar onde quiser!

muda-ecoswim
Cada nadador inscrito ganha uma muda para plantar onde quiser! (Foto: Divulgação/Ecoswim)

Dentro d’água, o objetivo é nadar a maior metragem possível durante os 55 minutos. A cada hora, cada equipe nada em uma das raias destinadas ao evento. Os grupos premiados são os que atingirem mais metros no seu próprio horário e também a equipe que nadar maior metragem em todo o festival. Além disso, a equipe com mais participantes também ganha um troféu.

trofeu-ecoswim
As equipes que nadarem mais metros e com mais participantes ganham um troféu! (Foto: Divulgação/Ecoswim)

A prova é organizada pela Wetrats, equipe de natação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e já está na 12ª edição. O recorde de maior metragem é da própria equipe da Poli e foi conquistado em 2017, com 34 participantes nadando 6540 metros!

A edição de 2019 já conta com 600 nadadores inscritos, de 50 equipes diferentes. Até hoje, todos os atletas que passaram pelo Ecoswim somaram 1800 quilômetros nadados! Por que você não ajuda a aumentar a quilometragem neste ano?

Para participar

Em 2019, o Ecoswim vai ser realizado no dia 9 de novembro, das 8h às 18h — sendo que as equipes do último horário começam a nadar às 17h. É possível realizar as inscrições no site do evento até a véspera da prova. Para participar, o valor é de R$35 por pessoa.

Neste ano, o evento será na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (Rua Pedro de Toledo, 1651 – Ibirapuera, São Paulo). A piscina do revezamento estará disposta em curta, ou seja, de 25 metros.

No momento da inscrição, o primeiro participante cria a conta para a equipe e escolhe o horário em que vai nadar com os companheiros. Depois, os outros conseguem acessar essa conta da equipe e se registrarem para nadar também.

Não há limites de participantes em um grupo e as equipes podem se dividir para nadar como quiserem: seja cada um nadando 25m por vez ou da forma que acharem melhor!

Podem participar nadadores de qualquer idade! A única observação é que menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável.

E aí, pronto para se divertir com seus amigos nadadores e ainda ajudar o meio ambiente?

Serviço

O quê: Festival Ecoswim 2019

Quando: 9 de novembro de 2019, das 8h às 18h

Onde: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – Rua Pedro de Toledo, 1651 – Ibirapuera, São Paulo

Quanto: R$35 por pessoa

Site para inscrição: https://ecoswim.com.br/inscricoes/inscricoes.html