Você saberia dizer para a gente o quão rápido é a sua reação de saída? Se você nunca parou para pensar nisso, deveria se atentar! Uma saída executada corretamente e com tempo de reação veloz é responsável por quase 50% do sucesso de provas de velocidade e revezamentos.  


Para isso, a concentração do nadador no sinal de partida, e não nos movimentos de saída, gera tempos de reação mais rápidos, já que isso acontece porque o cérebro funciona como um computador ao reagir mais lentamente quando há necessidade de processar maior número de informações.

Então, olha a dica! Se você conseguir se concentrar exclusivamente no sinal de partida, os seus tempos de reação poderão sofrer uma redução significativa, já que o processo acontece automaticamente. Pesquisas e tomadas de tempo realizadas em atletas indicam que a diferença de velocidade situa-se entre 0,03 a 0,06 segundos.


Portanto, de nada adiantaria ter uma boa reação se o mergulho não for eficiente, sobretudo em relação à impulsão, a entrada na água e deslizamento submerso. Todo o tempo de reação pode melhorar um pouco se o nadador conseguir se concentrar apenas nos elementos do mergulho que estão incorretos, e não na sequência toda de movimentos.

Exercícios para melhorar a sua reação de saída

1- O atleta se posiciona e o técnico executa uma palma como sinal, repete com sinal de apito, repete com um comando de voz

2- O atleta se posiciona e o técnico define um dos sinais, como por exemplo o apito, e antes de executá-lo usa o som de uma palma, o comando de voz etc, mas o atleta só poderá sair no som definido, no caso o apito.

3- O atleta se posiciona com um flutuador em umas das mãos, joga o mesmo para trás sobre o ombro e assim que ouvi-lo tocar no solo executa a saída.

4- O atleta se posiciona e o técnico mantém um som ligado com músicas variadas, ao parar o som o atleta executa a saída.

Gostou das dicas? Compartilha com a gente a velocidade da sua saída!