A reposição com eletrólitos é a melhor forma de repor os minerais liberados pelo suor após um treino intenso ou competição. Mas o que são eletrólitos? Como podem ser repostos? Hoje o #RaiaOito trata do assunto neste texto.

Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água dentro do nosso corpo e também pelos impulsos elétricos do corpo humano. E tudo isso se torna importante para os movimentos musculares, grande responsável para você dar grandes resultados na piscina! Além disso, é essencial para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente.

Sendo assim, atenção: é possível chegar à desidratação mesmo bebendo água. Isso ocorre por uma combinação de fatores: baixa concentração de sódio – eliminado pelo suor e pela urina – e grande ingestão de água. Essa combinação dilui a concentração de sódio e não permite que o transporte de minerais essenciais para uma hidratação e boa recuperação muscular.

Por senso comum, conhecemos os eletrólitos em bebidas repositoras esportivas e barras energéticas. No entanto, os esses produtos embalados e processados podem conter açucares adicionados que você não deseja.

Felizmente, há outras maneiras de fazer a reposição com os eletrólitos que o seu corpo precisa e manter o equilíbrio de fluídos e auxiliar as funções musculares e nervosas, essenciais para o desempenho atlético. Vamos a alguns deles:

#1 – Sódio

 sódio
Um saboroso pão com manteiga ajuda na reposição com eletrólitos

O sódio é mineral que mais perdemos quando suamos. O sal ajuda o corpo a reter a água, mantendo-o hidratado por um longo período de tempo. Um pedação de pão com manteiga ou margarina, com acompanhamento de água de coco, já ajuda bastante nessa função.

#2 – Potássio

 potássio

Uma boa vitamina de banana ajuda a repor os miligramas de potássio no corpo perdidas durante uma competição ou treinamento. O mineral suporta a função celular e cardíaca, regula a pressão sanguínea, previne a perda óssea e pedras nos rins e desempenha um papel crucial na contração muscular.

#3 – Cálcio

 cálcio
Reposição com eletrólitos pode ser feita com iogurte e cereal

Iogurte com cereais são ótimas opções para pós-treino ou pós competição. A bebida, rica em cálcio, fornece uma mistura com carboidratos, sódio e potássio, que ajuda na recuperação muscular.

#4 – Magnésio

magnésio
Vegetais verdes folhosos são ótimas opções para reposição com eletrólitos

Juntamente com o cálcio, o magnésio ajuda na contração muscular, na função nervosa, na ativação enzimática e no desenvolvimento ósseo. Para reabastecer as reservas do mineral, que tal comer vegetais verdes folhosos, grãos integrais, nozes, feijão e lentilhas em uma boa refeição depois do treino ou competição?

Gostou das nossas dicas para repor eletrólitos? Acompanhe o Raia Oito para mais informações como essa. 😉