Treinar natação não significa ficar limitado apenas ao treino dentro da água. Apesar de que a dedicação e esforço feitos dentro da piscina são essenciais para o seu desempenho é importante que o seu planejamento também inclua treinamento de força. Nesse sentido, exercícios com elástico são fundamentais para que você melhore ainda mais a sua performance na água.

A fita elástica ajuda o nadador a fortalecer o CORE (Centro de Força do Corpo que abrange os músculos das costas, da barriga e dos quadril), além de ser excelente aliada para treinamento de força muscular e prevenção de lesões.

Veja agora, três exercícios simples que podem te auxiliar nos treinos fora da água:

Exercício com elástico #1 – Pallof Press

O que faz: treina anti-rotação, a capacidade do tórax de resistir a forças externas.

Como Fazer:  Faça um laço com o elástico de resistência circular em torno de um objeto robusto na altura do umbigo, agarre a extremidade oposta com ambas as mãos e afaste-se do ponto de ancoragem para que a faixa fique esticada e perpendicular à frente do seu corpo. Com os joelhos levemente flexionados e os pés separados pela largura do quadril, segure as mãos cruzadas no umbigo, os cotovelos flexionados. Mantendo os ombros para baixo, pressione as mãos para frente para estender o elástico, certificando-se de não deixar a banda puxá-lo para um lado. Faça uma pausa, depois, lentamente, dobre os cotovelos para devolver as mãos ao tronco. Complete uma série antes de passar para o lado oposto.

Exercício com elástico #2 – Agachamento com resistência

O Que Faz: Sobrecarrega os glúteos e quadríceps em sua maior amplitude de movimento para melhorar a potência

Como fazer: Fique com os pés afastados na largura dos ombros, dentro de uma faixa de resistência solta. Agache-se o mais baixo possível sem levantar os calcanhares ou o tronco cair para a frente e enrole a extremidade solta da tira a uma estrutura fixa, de baixo para cima. Então abaixe lentamente em um agachamento com as mãos levantadas.

Exercício com elástico #3 – Face Pull

O que faz: Fortalece os músculos da parte superior das costas, ajudando a reforçar a força e a mobilidade dos ombros.

Como fazer isso: coloque uma faixa de resistência ao redor de um objeto seguro na altura da cabeça. Enfrentando o ponto de ancoragem, agarre as duas extremidades da banda com as duas mãos, depois recue até que seus braços estejam estendidos e a faixa também. Flexione levemente os joelhos para se estabilizar contra a banda. A partir daqui, mantendo um tronco reto, puxe os braços até as mãos ficarem próximas às orelhas. Pause, depois solte lentamente a tensão até que seus braços estejam totalmente estendidos.

Gostou das dicas de exercícios com elástico do #RaiaOito? Comece a colocar em prática no seu dia a dia. 😉

Fonte de inspiração