Grande, médio, pequeno. Depois vem a próxima dúvida: modelo com furinhos triangular, retangular ou meia lua, aquele que imita a mão de um nadador ? Se você já se arriscou a investir em um palmar para natação, com certeza essas perguntas se passaram por sua cabeça! Afinal, qual o melhor modelo para escolher? No texto de hoje, o #RaiaOito explica um poucos das características desse acessório indispensável para o seu treino e te ajuda na sua decisão! Então, vamos a elas:

Principal objetivo do palmar para natação

O principal de investir em palmar para natação é auxiliar na potência da força do nado e na eficiência da braçada, além de ser um aliado para a técnica de nado.

O tamanho do palmar para natação depende da resistência aplicada na água e o objetivo de treinamento: quanto maior o acessório, mais esforço o nadador vai precisar para se locomover ao longo da piscina.

Então, para quem está iniciando na natação é aconselhado o modelo de palmar para natação que são apenas um pouco maiores de suas mãos, ou seja, o tamanho P ou M. A ideia é que, e aos poucos, o atleta, alinhado com o seu treinador e a planilha de treinamentos, possa ir aumentando o tamanho dos palmares, conforme a sua força e resistência nos braços forem aumentando.

Modelos de palmar para natação

Existem diversos modelos de palmares para natação para distintos objetivos de treinamento. Ao estar se perguntando qual seria o ideal para você, é natural, inclusive encontrar esse tipo de acessório específicos para a correção de apenas uma fase da braçada ou técnica específica.

palmar para natação

Alguns palmares apresentam pequenos “furinhos” em seu design e outros imitam a mão de nadador. No primeiro caso, esses pequenos orifícios permitem que o fluxo da água passem através do palmar enquanto executada a braçada, o que reduz a resistência durante o nado. Ou seja, é um tipo de acessório que reduz a aplicação de força na braçada, muito indicado para quem ainda está aprendendo ter consciência de braçada.

Já no segundo caso, os palmares ergonômicos, são projetados para imitar o formato natural da mão e muito utilizados para melhorar a técnica de nado. Esse tipo de material permite ao atleta o benefício de treinar sem alterar a o curso natural da braçada: nadadores iniciantes e avançados podem usar o material para praticar.

Palmar para o nado peito

Apesar de comum utilizar o palmar para natação convencional para treinar o nado peito, existe um modelo específico para o estilo: o meia lua.

O palmar para nado peito proporciona resistência e estabilidade nas mãos durante os treinos, desenvolvido para o aumento de desempenho do nadador.

Com o acessório, o trabalho de braços pode ser intensificado, dando melhores resultados para atleta, além de facilitar o movimento na água.

palmar para natação
Palmar para o nado peito

Cuidados ao usar o palmar para natação

Como observado, o palmar é um ótimo equipamento para fortalecer os membros superiores, porém, se você sentir algum incômodo muscular em seu ombro durante a prática da natação, é melhor aguardar até que você aperfeiçoe sua técnica do nado crawl, costas ou borboleta para usá-lo novamente, dessa forma, ao não sentir mais dores, o uso do palmar trará melhores resultados.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários e não deixe de seguir o Raia Oito no Instagram e acompanhar o blog para receber várias dicas de natação.

Leia mais sobre o assunto aqui