Responda rapidamente sem pensar: quanto do seu treino você se dedica ao alongamento? Com a correria do dia a dia é normal que prioridades tenham que ser estabelecidas para garantir o melhor aproveitamento dentro d’água, mas muitas vezes acabamos esquecendo de se dedicar fora da piscina para melhorar o desempenho e evitar lesões.

O alongamento reduz o risco de entrose articular, lesão muscular, problemas de postura na coluna, além de ajudar no desenvolvimento da consciência corporal. Esse tipo de fortalecimento pode ser realizado de várias maneiras, dependendo da necessidade de cada nadador!

Exercícios de alongamento pode ser feito em qualquer lugar é recomendado que seja feito depois da sessão de treino, em que os músculos ficam fadigados e necessitam de relaxamento!

Veja agora alguns exemplos de alongamentos que, se executados de modo correto, ajudam a melhorar a saúde e a forma física, além de prevenir lesões:  

Alongamento para nadadores

Tríceps

Elevar o braço acima da cabeça, flexionar o cotovelo aproximando a mão da nuca e, com a mão oposta, puxar levemente o cotovelo para trás da cabeça.

alongamento

Lombar, posteriores da coxa e panturrilhas

Com os pés apoiados no tanquinho, a 45°, estender totalmente as pernas, fazendo uma flexão de tronco. Com os braços entendidos e cabeça abaixada, aproximar as mãos o mais próximo possível dos pés.

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Trapézio

Com a coluna reta, peitoral aberto e ombros abaixados, abaixar a cabeça sem modificar a postura. Colocar as duas mãos na parte posterior da cabeça fazendo uma leve pressão para baixo.

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Peitoral e porção anterior do ombro

Apoiar a mão no espaldar, elevando o braço na linha do peito. Com o braço totalmente estendido, fazer uma rotação do corpo à frente, de modo que o braço fique voltado para trás em relação ao tronco.

Quadríceps

Flexionar o joelho, elevando o calcanhar pra trás e, com a mão segurando na ponta do pé, fazer uma leve pressão contra o glúteo.

Dorsal, trapézio e porção posterior do ombro

Elevar o braço, totalmente estendido, até a altura do peito e com a mão oposta puxá-lo, levemente, contra o peito.

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