Como está a sua quarentena? Tem praticado práticas de meditação, como o Mindfulness? Você certamente está cansado de ouvir: esse período não é férias. Mas é um desafio manter a rotina sem sair de casa, ainda mais quando você lembra que as piscinas, academias, parques, yoga, pilates, cross fit, ou seja, literalmente tudo que você frequentava, estão momentaneamente fechados para um bem maior.

Você, assim como eu que estou aqui escrevendo, provavelmente teve a sua rotina mudada do dia para a noite. Trabalhar, se exercitar, fazer o tempo render tudo dentro de casa. Manter-se bem psicologicamente. Não morrer de saudade dos amigos e da família. Manter o astral alto, refletir, alimentar o otimismo. Lidar com o medo. Dormir na hora certa, não trocar o dia pela noite. Tem sido difícil para todo mundo.

Pensando nisso, o #RaiaOito traz hoje 4 formas de aplicar o Mindfulness durante a quarentena para melhorar o resultado na piscina a longo prazo.

O que é Mindfulness?

Antes de começar com as dicas, vale explicar um pouco desse conceito que está em alta no Brasil. O Mindfulness é um conjunto de técnicas meditativas com foco no momento presente, sendo um método de treinamento mental com o objetivo de diminuir os conflitos internos, encontrando tranquilidade interna e fazendo a pessoa sair do automático do dia a dia e encontrar soluções para o futuro. Está começando a ver como as peças podem se encaixar aqui? Então vamos ver como colocar tudo isso em prática:

#1 – Reserve um tempinho para a prática

Aquele um minuto em que o nadador espera para subir no bloco é caótico: tem a torcida, a pressão por um resultados e um monte de pensamento pela cabeça. Se você consegue centrar sua mente e controlar o fluxo de pensamentos, pode aproveitar melhor o momento da prova. E como treinar esse momento durante a quarentena?

Ao acordar ou antes de dormir, experimente realizar uma curta sessão de mindfulness para aplicar em uma competição. E é bem simples: focar na sua respiração por cinco minutos já basta.

#2 – Esqueça os fones

Fazer exercícios focados para natação em casa escutando música até pode ser mais prazeroso, mas tente conclui-los sem fones. É um processo de autoconhecimento e de conscientização, você vai estar de ouvidos abertos para sua respiração e seu fôlego, podendo melhor se concentrar na execução dos exercícios.

#3 – Sinta o músculo contraindo

Você já sabe: a amplitude e a velocidade do exercício fazem toda diferença no resultado de um treino de força. Perceba, por exemplo, durante o seu treino #emcasa o seu glúteo entrando em ação para avaliar se dá para colocar mais peso.

Muitas pessoas se machucam porque não prestam atenção em como estão executando o movimento. Fique atento também à sua postura. 

#4 – Conte os passos

Em vez de tentar adiantar as tarefas do trabalho enquanto faz algum tipo de treino aeróbico na quarentena, concentre-se na sua pisada: sinta o pé tocando o solo e conte os passos, zerando a cada 21 passadas.

O exercício pode ser posteriormente aplicado na natação. Por exemplo, complete uma piscina focando nas pernas e volte pensando nos braços.

Gostou destas dicas? O Mindfulness não deixa que você se concentre no passado ou se preocupe demais com o futuro. O corpo é a melhor representação do presente. Por isso, foque em você para viver melhor o o atual momento!

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