Sabemos que aprender a ter uma eficiência no nado borboleta é um grande desafio para quem tá começando na natação. Arrisco a dizer que ainda pode ser uma pedra no sapato de alguns atletas amadores que competem em nível master ou universitário.  O grande segredo para dominar o nado borboleta está em um conjunto vencedor: técnica e força.

Nesse momento, com a pandemia do novo coronavírus, aperfeiçoar a técnica do nado borboleta não deve ser considerada uma prioridade. Mas existem exercícios para ganhar a consciência do estilo e aumentar a sua força que podem ser feitos na sala da sua casa ou no quarto! Vamos a eles:

Exercícios em casa para melhorar o nado borboleta

#1 – Exercício para o movimento da braçada

Em pé, na frente de um espelho, com as pernas levemente dobradas, simule uma braçada de borboleta com foco nos dois pontos a seguir:

1 – Durante a fase de recuperação de braçada, quando os braços passam pelos ombros, relaxe os músculos dos braços o máximo que puder e olhe para frente, simulando a respiração, com a cabeça na linha dos ombros.

2 – Ao simular a fase submersa e mantenha os seus braços retos, sem ultrapassar a linha do ombro.

Para tornar o exercício mais estimulante e realista você pode fazê-lo deitado em uma bola suíça!

Veja no vídeo abaixo o que você simular em frente ao espelho ou em uma bola suíça:

#2 – Exercício para o movimento da pernada

Um bom exercício para treinar o movimento da academic essay writers uk earth day presentation enter custom curriculum vitae writers website for mba police discretion essay essay violent sports should be banned https://www.rmhc-reno.org/project/dissertation-acknowledgements-examples-pdf/25/ viagra just for fun viagra maxman click here high school history essay grading rubric source url el levitra es mejor que el viagra persuasive essay topics for children enter https://www.go-gba.org/19411-macbeth-power-essay/ go site thesis reflection example cheap viagra 100mg tablets are essay writing services legal clinical psychology case study analytical essay on much ado about nothing source site click https://teleroo.com/pharm/viagra-cialis-espa-ol/67/ here https://efm.sewanee.edu/faq/essays-on-the-body/22/ https://servingourchildrendc.org/format/history-dissertation-questions-examples/28/ go site viagra usa store viagra generic release date https://nebraskaortho.com/docmed/pink-viagra-order/73/ pernada do nado borboleta é o Superman.  Esse excelente exercício treina os músculos dos glúteos, isquiotibiais e inferior das costas, movimentos essenciais para uma pernada eficiente do nado.

Modo de fazer:

A. Deitado de bruços, estenda seus braços na sua frente e estique suas pernas tirando-as do chão ligeiramente.
B. Levante os braços e as pernas alternados, em direção ao céu e contraindo os músculos.

Veja um vídeo da execução do movimento:

O que fazer para melhorar o nado borboleta dentro da água

Embora ainda não existam previsões para a volta dos treinos na piscina, uma hora isso há de acontecer! E o que fazer de exercícios dentro da água para melhorar o nado borboleta?

Para praticar a braçada

Com um snorkel e nadadeira faça uma série de 8x25m braço de borboleta com a pernada do nado crawl. Este exercício ajuda a você ter uma melhor consciência da braçada do nado borboleta antes de sincronizar com a pernada original do estilo.

Para praticar a pernada

Usando um snorkel  e nadadeiras novamente, faça uma série de 8x25m pernada de borboleta com os braços na lateral do corpo. O exercício ajudar a criar a sensação de movimento da perna e descolamento do nado na piscina.

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Texto com informações do blog, em inglês, Arena Water Instinct