Você está conseguindo se manter em forma? Há um pouco mais de um mês o Brasil está vivendo um período de quarentena para um bem maior. Isso significa que de um dia para o outro as rotinas foram mudadas e concentradas dentro de casa e que, eventualmente, os treinos de natação foram cancelados temporariamente. Mas isso tudo não necessariamente indica que você precisa ficar parado!

Existem uma série de exercícios que podem ajudar a minimizar o tempo em casa na hora de voltar para a piscina. E é justamente nesse sentido que o Raia Oito traz mais dicas no texto do blog de hoje. Vamos a elas? Veja quatro exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e que vão te ajudar a dar aquele empurranzinho quando tudo estiver bem!

4 exercícios para se manter em forma

#1 – Agachamentos

O agachamento é um exercício que exige muita consciência corporal. Se realizado com as costas retas e os pés firmes no chão é uma ótima opção para treinar a força das pernas e a parte inferior.

Uma boa opção para treinar o aeróbico durante o exercício é acrescentar saltos durante a execução. A incrementação torna o agachamento benéfico para a parte superior do corpo e é um plus para coordenação de movimentos fora d’água.

#2 – Flexões

As flexões trabalham principalmente nos músculos do peito, mas para um bom resultado para o corpo você deve manter o do corpo reto, tensionando todos os músculos. 

Este exercício pode ser realizado no chão – mais difícil, ou com os braços apoiados em algum tipo de caixa – mais fácil. Você também pode variar praticar o exercício com os joelhos no chão.

Lembre-se da distância entre as mãos na linha dos ombros, garantindo que os movimentos sempre sejam executados na posição correta para evitar lesões.

#3 – Abdominais

O exercício mais popular para os músculos da sua barriga: abdominais. Deitado de costas no chão e com as pernas estendidas a 90º movimente-se em direção aos pés, levantando apenas os ombros do chão.

Preste muita atenção à sua cabeça e pescoço ao realizar este exercício: imagine que você tem uma bola de golfe embaixo do queixo que não deve cair. Isso garante que seu pescoço fique alinhado com o resto da coluna vertebral, para evitar qualquer tensão excessiva.

#4 – Prancha

A prancha é um exercício estático: não requer nenhum movimento. Os músculos contraem-se isometricamente ao máximo para manter a posição do corpo. Nesse caso, você coloca os antebraços utilizando o núcleo abdominal para sustentar o resto do corpo, contraindo os glúteos e os abdominais – as áreas que mais trabalham durante este exercício – para manter os quadris elevados.

E aí, gostou das dicas para se manter em forma? Está é apenas uma amostra da infinita gama de exercícios disponíveis com o peso corporal.

Os quatro exercícios indicados aqui são excelentes para um circuito de treinamento total do corpo: varie o número de séries e repetições e tente as diferentes variações dos exercícios para tornar seu treino o mais difícil possível e mantenha a forma, mesmo agora.

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