Qual é a sua inspiração na natação? Com piscinas fechadas e os treinos temporariamente cancelados, muitos atletas de natação estão se reinventando para se manterem ativos fisicamente. O Instagram se tornou uma verdadeira agenda de lives, com profissionais do esporte dando dicas, nadadores estão compartilhando treinos em casa, páginas de natação estão reunidos conteúdos sobre o assunto e aplicativos de exercícios se tornaram aliados nesse momento difícil. Mas como está o seu tempo de lazer? Está se distraindo, se dedicando a um curso, lendo um livro, ou vendo uma série? Isso é importante também!

Pensando nisso, hoje vamos falar de um outro assunto para você se aprimorar no esporte de uma forma diferente, e que está totalmente ligada ao seu bem-estar: dicas de livros para atletas, professores e treinadores de natação.  

Veja algumas sugestões de livros, que ajudam a melhorar a mentalidade, dão uma perspectiva de sua própria jornada no esporte e te prepara para os desafios futuros – tanto na vida, como no esporte.

Inspiração na natação: Leitura para nadadores

#1 – Poliana Okimoto

inspiração na natação
in

Poliana Okimoto é a maior nadadora da história do Brasil. Em um país que valoriza pouco seus atletas, a trajetória da atleta serve de inspiração na natação para diversos na nadadores.

Sua medalha olímpica, conquistada em 2016 no Rio de Janeiro na maratona aquática, foi a primeira obtida por uma mulher brasileira na natação. Para isso, a atleta precisou de muito trabalho e paciência para chegar lá, percorrendo um caminho repleto de alegria, decepção, superação, pioneirismo e glória.

Esta obra é o relato de uma história de perseverança, esforço e realização, que serve de exemplo para atletas e não atletas, além de um importante registro para a memória esportiva brasileira.

#2 – Lições da água

inspiração na natação

Contando sua bem-sucedida trajetória, o conceituado nadador Gustavo Borges expõe as características e qualidades que devem ser desenvolvidas para se tornar um verdadeiro campeão, em qualquer modalidade da vida.

#3 – Sem limites: A incansável busca pelo prazer de vencer

inspiração na natação

Michael Phelps, a maior inspiração da natação no mundo inteiro, conta como se tornou o maior recordista da história das Olimpíadas, trazendo assim uma multidão de adeptos de todo o mundo para a natação. No livro, também conta como ele superou todos os desafios, desde o esgotamentos físico, até técnicos de natação que diziam que ele nunca seria bem sucedido.

Um guia para todos aqueles que tem um objetivo e pretendem alcançá-lo a qualquer custo.

Inspiração na natação a partir de outras perspectivas do esporte

#4 – Nunca deixe de tentar

leitura para nadadores

Neste livro, Michael Jordan condensa em 6 tópicos o que ele acredita que seja o norte para um bom líder: Estabelecer metas, superar medos, comprometimento, trabalho em equipe e técnica.

#5 – Transformando o suor em ouro

leitura para nadadores

Famoso livro do Ex-treinador da seleção Brasileira de Vôlei Masculino e multi-campeão nos anos em que esteve a frente do comando da seleção.

Neste livro o treinador mostra seu lado estudioso e mostra como fez para lincar os ensinamentos retirados de seus estudos e implantado-os em quadra. Mostrando os segredos que fez dele e de suas equipes campeões, ganhando inúmeros títulos.

É um excelente livro que pode ampliar seu autoconhecimento e ajudar a expandir seus conhecimentos e a treinar sua mente.

#6 – Oscar Schmidt: 14 Motivos Para Viver, Vencer e Ser Feliz

leitura para nadadores

E aí, gostou dessas dicas de livros para você se inspirar na natação? Acompanhe o blog de natação do Raia Oito para mais conteúdos como esse e siga a gente no Instagram.

Clique nos links abaixo para saber mais curiosidades do esporte: