Na semana passada indicamos livros para você se inspirar na natação. Já a dica de hoje, são filmes para você matar a saudade com o esporte, mesmo que fora das piscinas. Então, vamos aproveitar o frizionho que está chegando, separar o cobertor e unir o útil ao agradável com algumas dicas para você maratonar e se reconectar com a natação na quarentena!

Da lista a seguir, foram selecionados filmes dos mais diferentes gêneros. Para ter acesso à todos, vale a pena procurar onde em que plataformas eles podem ser assistidos! Agora, vamos lá: separa a pipoca e um lencinho de papel para se emocionar com algumas das histórias.

Curta a natação na quarentena

#1 – Fixação

Madison (Erika Christensen) é uma adolescente que fica obcecada por Ben (Jesse Bradford), campeão de natação em um colégio americano. Os dois se envolvem, mas o problema é que Ben não assume um relacionamento sério com Madison, porque já tem namorada. Mas Madison não parece querer aceitar essa explicação.

Título no Brasil: “Fixação”
País de produção: Estados Unidos
Direção: John Polson
Elenco: Jesse Bradford, Erika Christensen, Shiri Appleby, Kate Burton, Clayne Crawford e Jason Ritter
Tempo de duração: 1h25
Classificação: 14 anos
Gênero: drama, suspense

#2 – Pride – Orgulho de uma nação

Na Filadélfia, na década de 70, Jim (Terrence Howard) é um ex-nadador profissional, mas enfrenta problemas para encontrar um emprego, devido à recriminação por ser negro. Enquanto isso, ele começa um trabalho como professor em um centro de recreação da prefeitura.

Até o dia em que conhece um grupo de jovens negros indisciplinados, na piscina, que vão dar um novo significado para a vida dele e vale ressaltar que história é baseada em fatos reais.

País de produção: Estados Unidos
Direção: Sunu Gonera
Elenco: Terrence Howard, Bernie Mac, Kimberly Elise, Evan Ross, Louis Herthum
Tempo de duração: 1h44
Classificação: livre
Gênero: drama

#3 – Swim Team

Conta a história e a luta de três jovens atletas que têm mais do que a natação em comum: todos são autistas. Por isso, o documentário mostra como o desenrolar da trama entre eles é capaz de mudar a rotina e levar esperança para a comunidade de uma cidade dos Estados Unidos.

País de produção: Estados Unidos
Direção: Lara Stolman
Elenco: Kelvin Truong, Robert Justino, Mikey McQuay, Michael McQuay, Maria McQuay
Tempo de duração: 1h30
Classificação: livre
Gênero: documentário

#4 – Unfiltered

Outra dica para curtira a natação na quarentena é esse documentário, que mostra a rivalidade entre os americanos Michael Phelps, já considerado o melhor nadador de todos os tempos, aos 20 anos de idade, e Ian Crocker, especialista no nado borboleta e responsável por bater o amigo e companheiro de seleção em alguns momentos.

Mostra a diferença entre os caminhos, a vida e a personalidade dos dois, ainda que tenham muito em comum.


País de produção: Estados Unidos
Direção: Brian Edelman, Luke Korver e Sean Keegan
Elenco: Michael Phelps, Ian Crocker, Bob Bowman, Eddie Reese
Tempo de duração: 2h
Classificação: livre
Gênero: documentário

#5 – Água

Goyo é um ex-nadador de águas abertas de sucesso, de 34 anos, que abandonou a carreira devido a falsas acusações de doping. Com isso, isolado no deserto, anos depois, ele decide voltar a competir e disputar uma maratona aquática, para mostrar para as pessoas que não é um trapaceiro. Mas esse retorno o coloca de frente com antigos fantasmas e ele tem de lidar com isso. No meio do caminho, ele conhece Chino, também nadador, que vem tentando integrar a seleção do seu país. E Goyo decide pedir a ajuda dele para completar a missão.

País de produção: Argentina
Direção: Verónica Chen
Elenco: Rafael Ferro, Nicolás Mateo, Jimena Anganuzzi, Leonora Balcarce, Gloria Carrá, Pablo Testa
Tempo de duração: 1h29
Classificação: livre
Gênero: drama

#6 – Contra a corrente

Paul (Joseph Fiennes) tem uma meta: atravessar o Rio Hudson, em Nova York, a nado. Mas isso é mais do que um desafio esportivo para ele. Existem coisas que aconteceram no passado que o movem. Só que, para isso, ele precisa da ajuda de dois amigos, Katie (Samantha Sherman) e Jeff (Justin Kirk), que estão preocupados com a obsessão de Paul.


País de produção: Estados Unidos
Direção: Peter Callahan
Elenco: Joseph Fiennes, Samantha Sherman, Justin Kirk, Pell James, Elizabeth Reaser, Amy Hargreaves, Martin Shakar
Tempo de duração: 1h38
Classificação: livre
Gênero: drama

#7 – Touch the Wall

Documentário que conta a trajetória de Missy Franklin, nadadora olímpica dos Estados Unidos.

A história, que mostra o talento da nadadora desde cedo, mostra a parceria decisiva de uma companheira de equipe, Kara Lynn Joyce, para deslanchar de vez.

País de produção: Estados Unidos
Direção: Grant Barbeito e Christo Brock
Elenco: Missy Franklin, Kara Lynn Joyce, Da Franklin, Dick Franklin, Rowdy Gaines, Cullen Jones, David Marsh, Michael Phelps
Tempo de duração: 1h41
Classificação: livre
Gênero: documentário

#8 – O Campeão

Harold (Geoffrey Rush) e Dora (Judy Davis) tem quatro filhos: Harold Jr., Tony, John, Ronald e Diane. 

Harold Jr. é o filho preferido do pai, que lhe dá toda a atenção possível, o que acaba despertando o ciúme nos demais irmãos. Os irmãos de Junior vivem brincando na piscina, até que um dia Harold percebe a habilidade de Tony e John na natação.

O pai passa a incentivá-los a treinar cada vez mais, porém acaba privilegiando John, já que ele nada melhor que o irmão. No início, Tony nada para deixar seu pai orgulhoso, mas ele finalmente vê isso como uma maneira de escapar de sua vida de pobreza e abuso em Brisbane.

País de produção: Austrália
Classificação: livre
Gênero: Drama

E aí, gostou dessas dicas para curtira a natação na quarentena? Acompanhe o blog de natação do Raia Oito para mais conteúdos como esse e siga a gente no Instagram.

Clique nos links abaixo para saber mais curiosidades do esporte: