Você sabe o que é TRX e como os variados conjuntos de exercícios possíveis, executados neste simples acessório, podem ser aliados na natação? Sabemos que nadar exige um conjunto de força, resistência e flexibilidade, que devem ser fortemente trabalhados com exercícios fora d’água! Por isso, existem alternativas que trazem vantagens, além de um treino de academia.

Também chamado de treinamento de suspensão, o treino com TRX permite a execução de uma infinita variedade de exercícios em uma fita presa a um ponto fixo.

E a melhor de tudo: para usufruir de todos os benefícios, é exigido somente o peso do corpo e a força da gravidade, já que os exercícios trabalham o corpo como um todo.

O que é TRX

A sigla significa Total-body Resistance Exercise (Exercício de Resistência do Corpo Inteiro) e parte de sua praticidade está em poder ser fixado em alguma estrutura fixa, como cabeceira de camas, galhos de árvore.

O TRX é baseado no treino de força estática, promovendo a estabilização das articulações e proporcionando bons resultados, já que transforma o peso do corpo em resistência variável.

Além disso, é um aparelho indicado para treinamento individual ou em grupo, o que permite que a pessoa escolha o nível de dificuldade dos exercícios modificando a posição do corpo.

Benefícios dos exercícios com TRX para natação

Agora que você já sabe o que é o TRX, vamos ressaltar outros benefícios dos exercícios com a fita, que vão além de trabalhar a força, resistência e flexibilidade:

Por que os exercícios com TRX são bons para nadadores?

Em vez de treinar os músculos, com o treinamento em suspensão são treinados os movimentos. O que é mais ou menos a mesma coisa que acontece com a natação, já que com o TRX é possível treinar movimentos muito semelhantes aos que são realizados na água.

Exercícios com TRX para nadadores

Vamos agora para além do que é o TRX! Agora, veja quatro exercícios de suspensão para melhorar a sua natação fora d’água:

Remada

Primeiramente, para executar esse exercício de costas e braços, você deve ficar parado e segurar as fitas com as mãos. 

Agora, partir dessa posição, o movimento consiste em balançar para trás até que os braços estejam completamente estendidos. Feito isso, nessa hora, você deve puxar as fitas de suspensão para retornar à posição inicial.

Mais uma vez, é importante salientar que tanto as costas quanto as pernas devem manter uma posição estável.

Flexão de joelhos alternado

Trata-se de um excelente exercício para a natação, portanto para exercitá-lo com o TRX, você deve deitar de barriga para cima e erguer o quadril.

As pernas devem ficar nas faixas elásticas, penduradas no alto. Em seguida, movimente as pernas alternadamente.

Peitoral

Quando você for realizar esse exercício, é necessário certificar-se de que as faixas estejam totalmente estendidas. Depois disso, você deve segurá-las com os seus braços estendidos e o tronco reto. Ou seja, essa será a posição inicial.

Em seguida, incline o corpo para a frente, como se estivesse fazendo flexão no chão. 

É importante que os braços formem um ângulo de 90° no ponto de flexão máxima. Agora, ao abaixar, devemos inalar o ar, já a expiração é feita ao voltarmos para a posição de início.

Rotação de tronco

Esse é um exercício ideal para fortalecer os músculos da região média, já que eles são os responsáveis pela rotação dos quadris que nadadores executam no estilo crawl e costas.

A posição inicial é em pé, dorsos das mãos voltados para cima e com os braços totalmente esticados. Assim sendo, ambas as mãos devem segurar as fitas no mesmo ponto.

O exercício consiste em inclinar o corpo para trás, assim a partir daí, girar o tronco para o lado para retornar à posição inicial. 

Por isso, a ideia é ficar de pé novamente, mas com o tronco voltado para o lado. Já as mãos devem sempre estar alinhadas com o centro do peito, de modo que a força seja exercida com o quadril.

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