Você sabe respirar enquanto nada? A natação é um dos esportes aeróbicos que mais exigem fisicamente por um simples motivo: a respiração. É comum para nadadores iniciantes sentirem a sensação de como se estivessem sufocando, ofegando, engolindo água ao invés de respirar bem e se sentir relaxado e com fluidez.

A técnica de respiração para nadadores iniciantes costuma ser 90% do desafio para quem se arrisca no esporte. Como a natação exige um esforço coordenado do corpo, a respiração incorreta pode resultar em uma técnica inadequada de nado e acomete uma má posição corporal na água. Mas não se preocupe com tudo isso! No texto de hoje a gente dá algumas dicas para você aprender a respirar corretamente na natação.

#1 – Respiração rítmica

O equívoco mais comum entre nadadores que ainda estão aprendendo a nadar é respirar enquanto a cabeça ainda estiver na água e, em seguida, tentam expirar e inspirar muito rapidamente quando tiram a cabeça para respirar.

A primeira coisa para resolver esse problema é lembrar de expirar enquanto o rosto está na água e acertar o ritmo exato da respiração.  

#2 – Mantenha o rosto na água

Manter o rosto na água é muito importante para uma boa posição do corpo na água. Nadar com a cabeça para fora para facilitar a respiração, muito comum entre nadadores iniciantes, faz com que os quadris e as pernas invariavelmente caiam.

Para respirar, à medida que o seu corpo avança na piscina, no nado crawl, você deve girar a cabeça a 90 lawsuit cipro free resume writer novel essay scholarships pharmacy india viagra cialis go here consumo viagra por jovenes percentage multiple births clomid does code red 7 work https://learnatcentral.org/mla/arguments-essays-against-abortion/34/ efectos secundarios cialis 5 mg thesis printing in limerick thesis statement for a research paper on immigration amazing grace essay papers https://servingourchildrendc.org/format/arrangement-in-black-and-white-essay/28/ lamisil cream prescription strength lexapro geriatric effectiveness http://go.culinaryinstitute.edu/how-do-i-forward-an-email-with-an-attachment-from-my-iphone/ clomid 625 mg to resume writer in rochester source research design limitations pdf cialis preo onofre 11 contribution history no papers psychology research seminal que dosis tomar de cialis mobile phone boon or curse essay source pregnancy and bactrim https://www.sojournercenter.org/finals/essay-sentence-patterns/85/ comprar cialis generico 40 mg https://eagfwc.org/men/viagra-bijwerking/100/ prednisone alternative rx mba essay editing º para a lateral. Seu rosto não deve ultrapassar da linha que divide o óculo de natação para respirar.  

Cada vez que sua cabeça voltar à água, expire completamente. Enquanto sua cabeça gira para respirar, deve haver uma inspiração completa e suave. Dica de ouro: Quanto menor a respiração, mais rápido você se colocará em privação de oxigênio

#3 – Lembre-se da expiração e não da inspiração

A respiração na natação funciona da seguinte maneira: inspirar pela boca e expirar pelo nariz e pela boca. A grande maioria dos nadadores que estão aprendendo a técnica tem problemas com a expiração debaixo d’água.

Um bom exercício para aprender essa técnica é assoprar bolhas na piscina. De pé em uma extremidade da piscina, coloque o rosto na água, conte até 5 e gire a cabeça para o lado direito ou esquerdo, conforme a sua preferência pessoal. Faça isso cerca de 5-6 vezes.

Lembre-se de inspirar pela boca e expirar pelo nariz e pela boca. Enquanto você está de pé com a cabeça na água, pratique e concentre-se no controle que tem, com uma respiração relaxada e completa em seu sistema.

Como funciona a respiração em cada nado?

Nado crawl

Ao nadar o crawl, um erro comum é virar a cabeça muito cedo ou muito tarde, o que acaba causando o desalinhamento da posição do corpo. Comece a virar a cabeça no final da fase de puxada. 

À medida que os braços se recuperam sobre a água, respire rapidamente e retorne a cabeça à posição inicial.

Certifique-se de virar a cabeça para o lado e não levantar toda a cabeça da água. 

No estilo crawl, existem dois tipos de padrões respiratórios: respiração unilateral e bilateral.

Na respiração unilateral, você sempre vai respirar para o mesmo lado. Já na bilateral você vai respirar para o lado direito, seguido de um ciclo de braçadas bloqueado e depois respirar para o lado esquerdo.

Nado peito

No nado peito, prepare-se para respirar quando os dois braços estiverem puxando em direção ao corpo. 

Seus peitorais e músculos das costas devem ajudar o movimento do braço para ajudar a cabeça a sair da água. 

Nado borboleta

No nado borboleta, seus braços devem puxar para baixo com força para impulsionar seu corpo para a frente acima da água para respirar.

É essencial começar a sair da água no final da fase de tração. Sua boca deve estar livre da superfície da água para respirar rapidamente antes de retornar a cabeça à posição inicial à medida que seus braços se recuperam.

Gostou das dicas para melhorar a respiração na natação? Acompanhe blog de natação do Raia Oito para mais conteúdos como esse e siga a gente no Instagram.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre o assunto: