Muitos países já retomaram à rotina de treinos e, no Brasil, alguns estados, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte já estão de volta às piscinas depois de três meses de isolamento social. A ansiedade para voltar a nadar é enorme, porém, see url get link follow link cialis lilly financial analysis paper example what is report writing format freelance writing help homework economics help buy diploma philippines http://www.naymz.com/your-medieval-homework-helper/ thesis defense studio c https://nyusternldp.blogs.stern.nyu.edu/how-to-track-my-ipad-by-serial-number/ cost of viagra tablets https://www.myrml.org/outreach/geography-homework-help/42/ viagra pharmacy online sale go site click here topic to write about essay global marketing essay https://nebraskaortho.com/docmed/viagra-generika-rezeptfrei-bestellen/73/ https://scentsyblog.com/inspiration/cialis-chalfant/94/ beginner writer paper best writing essay https://www.cochise.edu/academic/cheap-essay-writing-services-uk/32/ go to site https://www.medimobile.com/erectile/viagra-landen/92/ thesis sedentary physical activity https://sigma-instruments.com/viagra-sales-valentines-day-20338/ enter site go to link thesis theme homepage templates é preciso ficar atento às lesões. Pensando nisso, preparamos um post para explicar como os exercícios integrados podem ajudar você a voltar a treinar com mais segurança.

Quer saber mais? Confira logo abaixo.

Risco de lesões pós-covid-19

No início de maio, oito jogadores de futebol sentiram algum tipo de lesão logo nas seis primeiras partidas do Campeonato Alemão. Apesar de a natação ser um esporte sem contato físico, atletas e técnicos devem tomar cuidado redobrado neste retorno, evitando a sobrecarga de treino dentro e fora d’água.

Mas como resolver isso? Os exercícios integrados são uma ótima opção e podem ser feitos por atletas de várias idades, visto que usam apenas o peso do corpo.

O que são exercícios integrados?

Os exercícios integrados são aqueles que trabalham diversas áreas do corpo ao mesmo tempo ao realizar um movimento. São famosos por fazerem parte do treinamento funcional.

Vantagens dos exercícios integrados

Ao estimular o trabalho de mais de um grupo muscular, “os exercícios integrados promovem diversos benefícios devido ao aumento das exigências musculares quando comparados ao trabalho isolado”, explica Julyana Kury Matheus, Preparadora Física da equipe de natação do Sport Club Corinthians. Algumas das vantagens, são:

  • Ampliação da coordenação motora;
  • Aumento da mobilidade e estabilidade;
  • Melhora da postura
  • Desenvolvimento da consciência corporal;
  • Otimização da força geral;
  • Melhora das condições cardiorrespiratórias;

Além dos itens citados acima, os exercícios funcionais também são mais dinâmicos. Por não depender de aparelhos e máquinas de musculação, há uma série de movimentos que podem ser realizados, tornando o treino menos monótono.

Como os exercícios integrados ajudam na prevenção de lesões

Existem diversos exercícios que podem ajudar a prevenir o atleta de ter lesões. Segundo Julyana, trabalhar o core e o corpo de forma integrada tem a capacidade de tornar os atletas mais competentes e resistentes a lesões, por aumentar sua consciência corporal e otimizar a sua força geral.

Vale lembrar que assim como todo tipo de atividade física, os exercícios funcionais também podem provocar lesões nos atletas quando feito de maneira inadequada e sem o auxílio de um profissional no primeiro momento.

Os exercícios integrados e a natação

Na natação, quase nenhum movimento ocorre de forma isolada ou utiliza apenas uma articulação. Ou seja, ao nadar crawl, costas, peito e borboleta você usa diversos músculos e áreas do seu corpo ao mesmo tempo.

Pensando em um contexto em que muitos estão sem nadar, os exercícios funcionais são uma ótima alternativa visto que são os que mais se assemelham a natação.

Julyana conta que trabalhar de forma integrada pode “contribuir para otimização da capacidade muscular e contribuir com a condição cardiorrespiratória tão importante na volta aos treinos”. Não é a única maneira, contudo, realizar exercícios mais específicos e semelhantes a natação agora, pode ajudar na transferência para a água depois.

Dicas de exercícios integrados

Em parceria com a preparadora, separamos uma série de exercícios integrados que você pode fazer na sua casa.

Exercícios de core

Exercícios integrados para nadadores, prancha.
Prancha: pode ser feita com as mãos ou com os cotovelos apoiados no chão.
Exercícios integrados para nadadores, prancha invertida.
Prancha invertida: pode ser feita com as mãos ou com os cotovelos apoiados no chão.
Exercício que trabalha o core e o fortalecimento de ombro
Prancha + ombro
Ponte: exemplo de exercício de core
Ponte + ombro

Mobilidade de quadril

Exercícios de mobilidade de quadril
Mobilidade e fortalecimento de quadril
Exercício de mobilidade de quadril
Flexor de quadril e parte interna da coxa
Exercícios funcionais de mobilidade de quadril
Flexor de quadril
Exercícios de mobilidade de quadril
Parte interna da coxa e lombar

Mobilidade torácica

Exercícios de mobilidade torácica
Mobilidade torácica


E aí, gostou? Esperamos que os exercícios integrados ajudem você a voltar às piscinas muito mais preparado!