Depois de mais de 100 dias fechados, há uma semana, alguns clubes e academias no Brasil liberaram piscinas para retomada gradual da prática da natação. As regras são muitas e os cuidados devem ser redobrados – tanto para evitar a contaminação do coronavírus, como para não se lesionar na hora da reabertura das piscinas.

Neste sentido, no texto de hoje, resumimos alguns dos principais pontos que clubes e academias estão seguindo como protocolo para a retomada das piscinas e, em paralelo, trazemos alguns cuidados para você prestar atenção ao dar as primeiras braçadas.

Reabertura das piscinas

Abaixo, reunimos os principais protocolos de academias e clubes para a reabertura das piscinas. Neste momento, restritos em 6 horas de abertura, sendo reservada 1h para a prática:

  • Apenas um atleta por raia;
  • Agendamento prévio do horário- ou por aplicativo, ou na recepção do lugar: horário reservado de prática entre 45 a 50 minutos. O tempo extra, que completa 1h, é dedicado a higienização das bordas e superfícies para o próximo atleta praticar;
  • Uso obrigatório de máscara e chinelos na chegada e na área da piscina;
  • É aconselhado, neste momento, evitar o uso de materiais, tais como snorkel, flutuador, prancha , com o objetivo de evitar o contágio das superfícies. Caso o atleta opte por utilizá-los, o uso é individual;
  • Uso de chuveiros dos vestiários e bebedouros estão proibidos.

Como voltar aos treinos depois de um tempo parado?

É importante ter muita calma e paciência neste retorno. Com as piscinas fechadas, muitas equipes, academias e pessoas ficaram entre 3 a 4 meses sem ter contato com a água.

Então, por mais ativo que você tenha se mantido no período com rotinas de exercícios fora d’água, o corpo acaba perdendo a sensibilidade com a água, além de toda as adaptações específicas de nado.

Por isso, quem está voltando agora, provavelmente deve ter experimentado uma sensação de “não saber mais nadar”, assim como uma dificuldade em manter a posição do corpo em cima d’água. Mas calma! Com paciência, dedicação e tempo, logo tudo volta ao normal!

Agora, veja cinco dicas para retomar a rotina de treinos de natação:

Não conte a metragem

É isso mesmo que você leu! Agora não importa quantos metros você está nadando, mas sim a qualidade técnica e a posição do corpo na água. Vamos aproveitar que os horários para nado estão delimitados e nos concentrar em aquilo que realmente vai fazer a diferença neste momento: a técnica.

Invista em educativos

Quer voltar a ter o mesmo desempenho de antigamente? Então, a dica é: invista em educativos. Este é o momento dedicado para você recuperar a técnica de água e a sensibilidade com a água. Portanto, dedique um bom porcentual do seu treino à exercícios de educativos.

Evite o uso de materias

Além de ser o recomendado, para diminuir o contágio, o uso de materiais pode gerar uma sobrecarga excessiva para seu estado atual de treinamento, aumentando o risco de lesões.

Dê um tempo dos estilos: nade crawl

Dedique maior parte do treino no nado crawl e progrida gradualmente, ao longo das semanas, o volume de borboleta e peito.

Aumente velocidade e volume gradualmente

Aumente gradualmente o volume e intensidade, ao longo da semana, respeitando o seu corpo. Comece com uma metragem pequena, aos poucos, você vai conseguir aumentá-la! Está dica é importante para não gerar estresse excessivo ao corpo do nadador.

Aqui estão as principais dicas do Raia Oito para está retomada! Mas, o mais importante para que tudo dê certo é: respeito!

Se você estiver se sentido mal, com temperatura febril – não vá aos treinos. Mantenha a distância social, use máscaras e higienize o seu material de natação!

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