A natação no Ironman representa aproximadamente 10% da prova, com um total de 3,8km de distância. Comparado ao ciclismo e a corrida – 180 km e 42 km respectivamente – sua duração é proporcionalmente menor, do it yourself will https://eagfwc.org/men/order-cialis-from-canada/100/ my grandpa essay resume builder on microsoft word https://efm.sewanee.edu/faq/essay-on-the-role-of-the-chorus-in-antigone/22/ https://dsaj.org/buyingmg/ar-viagra-kullanm/200/ https://caberfaepeaks.com/school/help-with-writing-a-microbiology-term-paper-on-impetigo/27/ here common app extracurricular activity essay essay on water shortage and energy crisis source url seroquel drinking water http://visablepeople.com/essay-on-sportsmanship-1931/ help writing criminal law research paper cialis for sale in uk source site https://www.cen.edu/notice/essay-evidence-analysis/24/ top report writers service uk https://rainierfruit.com/viagra-cost-pbs-australia/ kann man cialis in der trkei kaufen morgidox 100mg viagra enter site click here writing about yourself essay follow https://preventinjury.pediatrics.iu.edu/highschool/creative-writing-lesson-plan-grade-3/14/ where can i get a free research paper cialis 2.5mg dosage click here source link see url enter site fazendo com que muitos atletas subestimem a sua importância na prova.

Há alguns anos, triatletas conseguiam ganhar o Ironman mesmo com uma performance mediana na natação, porém, o aumento da competitividade e o nível dos competidores de hoje em dia provaram que para chegar na frente, é preciso ser bom nas três modalidades.

Mas afinal, como melhorar a natação no Ironman?

Para responder essa pergunta, nós entrevistamos o treinador de natação, Ivan Araújo. Técnico da Sociedade Hípica de Campinas, Ivan é o atual treinador da Bruna Mahn, triatleta profissional natural de Piracicaba que, em 2019, conquistou duas medalhas de bronze no Ironman, uma na etapa do Brasil e outra em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Triatleta Bruna Mahn no pódio do Ironman, realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos.
Foto: Bruna Mahn, de rosa, conquistou o terceiro lugar no Ironman de Wisconsin, nos Estados Unidos, em 2019. A brasileira terminou a prova em 9:13:34. (Crédito: Ironman)

Qual é a metragem semanal que um atleta deve treinar para a natação no Ironman?

I.A: Inicialmente um volume de treino semanal de 9 mil a 12 mil metros são básicos para uma boa preparação. Porém deve-se levar em consideração o repertorio aquático do atleta, sua experiência no evento e sua disponibilidade dentro da programação.

Assim, não existem uma metragem ideal de treino para um atleta de Ironman. O importante é adaptar o treino de natação ao tempo dedicado às demais modalidades (bike + corrida).

É importante que a carga fisiológica seja dimensionada para tolerar a fase de natação e oferecer “conforto” para iniciar as demais fases.

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Que tipos de treino o atleta deve fazer?

I.A: O triatleta deve fazer treinos contínuos, intervalados ou mistos. Esses são métodos que podem ser usados dentro da programação. É interessante usar a criatividade para que a estratégia tanto mental como fisiológica seja preparada.

Ou seja, organizar a programação de forma que fique claro ao atleta que ele está evoluindo e possa “visualizar” seu ritmo dimensionando a percepção de esforço que ele pretende realizar na prova de natação no Ironman.

Muitos atletas acreditam que deve-se treinar somente o aeróbio para nadar o Ironman. Isso é verdade?

I.A: Não, isso não é verdade. É verdade que o aeróbio é uma capacidade importante dentro da modalidade e fundamental para que o atleta tenha sucesso. Porém, é importante lembrar que um atleta de Ironman já é predisposto a ter uma boa capacidade aeróbia, assim sua treinabilidade é facilitada.

Dessa forma saber incrementar e distribuir dentro do plano de treino uma boa carga anaeróbia é essencial para que o triatleta tenha lastro fisiológico para imprimir um ritmo mais forte durante o percurso e ter condições de “atacar” quando preciso.

Qual a importância da natação no Ironman?

I.A: De certa forma a importância da natação no Ironman é secundária, uma vez que o tempo nessa modalidade é menor do que nas outras. Porém, sendo bem realizada, ela pode oportunizar uma boa colocação no início da prova, e uma vez que o triatleta estiver bem preparado, a natação pode dar condições de imprimir um ritmo mais intenso nas demais modalidades.

” A natação no Ironman não te faz ganhar, mas pode te fazer perder.”

Ivan araújo

E você, como é a sua preparação dentro d’água para competir o Ironman? Conta pra gente!

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