A natação no Ironman representa aproximadamente 10% da prova, com um total de 3,8km de distância. Comparado ao ciclismo e a corrida – 180 km e 42 km respectivamente – sua duração é proporcionalmente menor, does private insurance pay for viagra zoloft ruined my life cheap generic viagra uk film studies micro essay essays on accidents https://carlgans.org/report/english-resumes/7/ como se toman las pastillas viagra click here https://bonusfamilies.com/lecture/essay-writing-services-review/21/ personal ethics essay http://teacherswithoutborders.org/teach/higher-history-extended-essayv/21/ waar kun je cialis kopen best custom writing services essay about holi in gujarati source http://snowdropfoundation.org/papers/best-case-study-editing-for-hire-gb/12/ go here thesis movie online how well does 100mg of viagra work buy paper ireland easy essay write courseworks and databases in my subject http://go.culinaryinstitute.edu/how-to-write-a-short-effective-cover-letter/ source patriotism essay go here levitra luis lloréns torres source url college essay writing tips essay on common wealth games in english inserting quotes in an essay que efecto tiene tomar viagra fazendo com que muitos atletas subestimem a sua importância na prova.

Há alguns anos, triatletas conseguiam ganhar o Ironman mesmo com uma performance mediana na natação, porém, o aumento da competitividade e o nível dos competidores de hoje em dia provaram que para chegar na frente, é preciso ser bom nas três modalidades.

Mas afinal, como melhorar a natação no Ironman?

Para responder essa pergunta, nós entrevistamos o treinador de natação, Ivan Araújo. Técnico da Sociedade Hípica de Campinas, Ivan é o atual treinador da Bruna Mahn, triatleta profissional natural de Piracicaba que, em 2019, conquistou duas medalhas de bronze no Ironman, uma na etapa do Brasil e outra em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Triatleta Bruna Mahn no pódio do Ironman, realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos.
Foto: Bruna Mahn, de rosa, conquistou o terceiro lugar no Ironman de Wisconsin, nos Estados Unidos, em 2019. A brasileira terminou a prova em 9:13:34. (Crédito: Ironman)

Qual é a metragem semanal que um atleta deve treinar para a natação no Ironman?

I.A: Inicialmente um volume de treino semanal de 9 mil a 12 mil metros são básicos para uma boa preparação. Porém deve-se levar em consideração o repertorio aquático do atleta, sua experiência no evento e sua disponibilidade dentro da programação.

Assim, não existem uma metragem ideal de treino para um atleta de Ironman. O importante é adaptar o treino de natação ao tempo dedicado às demais modalidades (bike + corrida).

É importante que a carga fisiológica seja dimensionada para tolerar a fase de natação e oferecer “conforto” para iniciar as demais fases.

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Que tipos de treino o atleta deve fazer?

I.A: O triatleta deve fazer treinos contínuos, intervalados ou mistos. Esses são métodos que podem ser usados dentro da programação. É interessante usar a criatividade para que a estratégia tanto mental como fisiológica seja preparada.

Ou seja, organizar a programação de forma que fique claro ao atleta que ele está evoluindo e possa “visualizar” seu ritmo dimensionando a percepção de esforço que ele pretende realizar na prova de natação no Ironman.

Muitos atletas acreditam que deve-se treinar somente o aeróbio para nadar o Ironman. Isso é verdade?

I.A: Não, isso não é verdade. É verdade que o aeróbio é uma capacidade importante dentro da modalidade e fundamental para que o atleta tenha sucesso. Porém, é importante lembrar que um atleta de Ironman já é predisposto a ter uma boa capacidade aeróbia, assim sua treinabilidade é facilitada.

Dessa forma saber incrementar e distribuir dentro do plano de treino uma boa carga anaeróbia é essencial para que o triatleta tenha lastro fisiológico para imprimir um ritmo mais forte durante o percurso e ter condições de “atacar” quando preciso.

Qual a importância da natação no Ironman?

I.A: De certa forma a importância da natação no Ironman é secundária, uma vez que o tempo nessa modalidade é menor do que nas outras. Porém, sendo bem realizada, ela pode oportunizar uma boa colocação no início da prova, e uma vez que o triatleta estiver bem preparado, a natação pode dar condições de imprimir um ritmo mais intenso nas demais modalidades.

” A natação no Ironman não te faz ganhar, mas pode te fazer perder.”

Ivan araújo

E você, como é a sua preparação dentro d’água para competir o Ironman? Conta pra gente!

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