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O termo SWOLF surgiu de uma combinação das palavras SWim e gOLF, isso porque tenta aplicar o conceito de eficiência do golf para a natação. Para quem não sabe, no geral, a performance do atleta de golf se dá pelo número de tacadas que ele utiliza para completar o campo, quanto menor a pontuação, melhor.

Como fazer educativos de forma eficiente

Na natação, ao invés de contar as tacadas, a performance do nadador é medida através da quantidade de braçadas e o tempo levado para concluir o trajeto. 

Como calcular o seu SWOLF?

Para calcular o seu SWOLF é muito simples: basta somar a quantidade de braçadas que você dá e o tempo que você leva para completar a piscina.

O mais comum é calcular esse índice em piscinas de 50 metros, mas você pode fazer isso em uma piscina semiolímpica também (25 metros). O importante é sempre comparar seus resultados em piscinas de mesma metragem, dessa forma você pode acompanhar a sua evolução.

Veja abaixo o que fazer para calcular o SWOLF:

  1. Comece nadando uma piscina. Evite fazer uma parte submersa muito extensa, isso pode interferir no resultado obtido;
  2. Conte a quantidade de braçadas que você deu;
  3. Veja quanto tempo, em segundos, você demorou para concluir a distância;
  4. Some os dois resultados e pronto, você terá o seu índice SWOLF

Depois, repita o passo-a-passo novamente testando diferentes técnicas, como: tipos de respiração (2×1, 3×1, 5×1), velocidade de braçada, e ou potência na pernada, até você encontrar o nado ideal.

+ Respiração na natação: dicas para dominar a técnica

Exemplo: Dei 40 braçadas e demorei 35 segundos para completar uma piscina de 50 metros, meu SWOLF é de 75 (40 braçadas + 35 segundos = 75).

Quanto menor o número de braçadas e menor for o seu tempo, melhor será o seu índice SWOLF. O desafio é tentar atingir uma velocidade maior com o menor número de braçadas possível, tornando o seu nado mais eficiente.

Para que serve?

Esse índice serve para medir a eficiência de nado do atleta. Ao contrário do que muitos pensam, o SWOLF não mede o seu esforço em termos de calorias gastas, batimento cardíaco e outros fatores.  Entretanto, o seu resultado pode dar uma boa visão relativa.

Com o SWOLF, você pode fazer comparações de você com você mesmo, para checar se houve melhora no nado.

Além disso, o índice é uma ótima forma de estimular você a se concentrar mais na sua técnica de nado, pois incentiva a buscar maneiras mais eficientes de nadar.

Quem pode usar o SWOLF?

Qualquer atleta que pratique natação pode fazer o teste do SWOLF, porém pode trazer ganhos enormes para nadadores de longa distância, como os fundistas, maratonistas ou triatletas.

O SWOLF nada mais é do que um exercício de autoconhecimento. Ao prestar mais atenção no seu nado, você aprende a poupar mais energia e a corrigir detalhes que, como sabemos, fazem toda a diferença no final da prova.

Qual é um bom resultado de SWOLF?

Não existe um índice perfeito. Isso porque o resultado do SWOLF depende de diversos fatores, como a amplitude da braçada do atleta, do tamanho da piscina em que foi calculado, e etc.

Sendo assim, comparar o valor obtido entre dois atletas diferentes pode ser o mesmo que comparar bananas com maçãs. Por isso, o exercício é mais indicado para comparar a performance individual de cada atleta.

Apesar disso, pode-se dizer que o SWOLF médio de um atleta bem preparado, em uma piscina de 50 metros, gira em torno de 70 à 75 pontos.

O que é a tal eficiência do nado?

O recorde não oficial pertence ao medalhista olímpico e recordista mundial, Alexander Popov. Ele completou 50 metros com apenas 20 braçadas, em 25 segundos, com um SWOLF incrível de 45!

Esse exercício é simples e pode ser realizado facilmente, mesmo sem auxílio de um técnico (claro que ter alguém fora da água contando as suas braçadas e cronometrando o seu tempo, facilita muito).

Se você quiser um jeito mais simples de medir o seu SWOLF, existem vários relógios esportivos que possuem essa ferramenta em seu sistema,

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